Muito antes de ser o mês do “desgosto”, lenda antiga que vem das partidas das caravelas portuguesas que viajam rumo ao desconhecido, deixando lamuriosos amores e famílias a lamentar, agosto é mês de festejar nosso belo e rico Folclore brasileiro.
Recheado de lendas espetaculares, convido ao amigo leitor para dedicar este mês, que tem no dia 22 a data comemorativa ao Folclore, para conhecer um pouco mais sobre os queridos personagens como o Saci, a Cuca, a Mula-sem-Cabeça, Curupira e outros tantos.
Monteiro Lobato, mestre que foi na arte de contar aventuras, trouxe para seu fantástico Sítio do Pica-Pau Amarelo, todas essas figuras das lendas para conviver com suas próprias personagens. Um mundo de rica imaginação, que vale cada página de leitura, que recomendo o resgate para quem já leu, ou vai ler pela primeira vez.
Cruzando a Frontera
Nossa relação com a “Fronteira da Paz” sempre foi muito próxima e “hermanada”. Rivera é um destino próximo e receptivo, indicativo de boa comida e bebidas, compras e lazer.
Esta fronteira amiga recebeu durante toda esta semana - e seguirá nos recebendo até o próximo domingo -, para o Festival de Enogastronomia e para a Feira Binacional do Livro, ou, “La Feria Binacional Del Libro”.
E é justamente lá que, neste sábado, às 15 horas, estarei representando nossa Santa Maria, como autor convidado pelo lado “brasileño”, levando um pouco da nossa produção literária para o lado de lá.
De minha parte, só tenho a dizer “muchas gracias”, esperando bem representar nossa terra na banda Oriental.
120 anos de história
Proximamente envolvido com o tema, não poderia deixar de destacar aqui o trabalho feito em nossa cidade pelo Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. Algo que talvez só teríamos a exata dimensão do impacto em nossas vidas, se não tivéssemos a presença e a segurança de um hospital de tamanha estrutura e com firme consciência do propósito de sua existência.
Idealizado pelo Dr. Astrogildo de Azevedo, que teve suas ideias compartilhadas por abnegados da época, hoje ainda é administrado por 40 representantes de nossa sociedade, que dedicam seu tempo e suas capacidades, para manter o HCAA dinâmico e com um olhar para o futuro.
Brevemente os 120 anos chegarão, assim como a Cirurgia Robótica chega a nossa cidade na próxima semana, e também um belíssimo livro que resgata toda essa trajetória está sendo projetado pelo talento do arquiteto e mestrando em Patrimônio, Alex Scherer.
Particularmente, devo muito ao nosso hospital e seus profissionais. E espero que possa essa instituição ter vida longa, para proteger as nossas.