Armandinho Ribas

Agosto mês do... Folclore

Muito antes de ser o mês do “desgosto”, lenda antiga que vem das partidas das caravelas portuguesas que viajam rumo ao desconhecido, deixando lamuriosos amores e famílias a lamentar, agosto é mês de festejar nosso belo e rico Folclore brasileiro.

 
Recheado de lendas espetaculares, convido ao amigo leitor para dedicar este mês, que tem no dia 22 a data comemorativa ao Folclore, para conhecer um pouco mais sobre os queridos personagens como o Saci, a Cuca, a Mula-sem-Cabeça, Curupira e outros tantos.

Monteiro Lobato, mestre que foi na arte de contar aventuras, trouxe para seu fantástico Sítio do Pica-Pau Amarelo, todas essas figuras das lendas para conviver com suas próprias personagens. Um mundo de rica imaginação, que vale cada página de leitura, que recomendo o resgate para quem já leu, ou vai ler pela primeira vez.


Cruzando a Frontera

Nossa relação com a “Fronteira da Paz” sempre foi muito próxima e “hermanada”. Rivera é um destino próximo e receptivo, indicativo de boa comida e bebidas, compras e lazer.


Esta fronteira amiga recebeu durante toda esta semana - e seguirá nos recebendo até o próximo domingo -, para o Festival de Enogastronomia e para a Feira Binacional do Livro, ou, “La Feria Binacional Del Libro”.

E é justamente lá que, neste sábado, às 15 horas, estarei representando nossa Santa Maria, como autor convidado pelo lado “brasileño”, levando um pouco da nossa produção literária para o lado de lá.

De minha parte, só tenho a dizer “muchas gracias”, esperando bem representar nossa terra na banda Oriental.


120 anos de história

Proximamente envolvido com o tema, não poderia deixar de destacar aqui o trabalho feito em nossa cidade pelo Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. Algo que talvez só teríamos a exata dimensão do impacto em nossas vidas, se não tivéssemos a presença e a segurança de um hospital de tamanha estrutura e com firme consciência do propósito de sua existência.


Idealizado pelo Dr. Astrogildo de Azevedo, que teve suas ideias compartilhadas por abnegados da época, hoje ainda é administrado por 40 representantes de nossa sociedade, que dedicam seu tempo e suas capacidades, para manter o HCAA dinâmico e com um olhar para o futuro.
Brevemente os 120 anos chegarão, assim como a Cirurgia Robótica chega a nossa cidade na próxima semana, e também um belíssimo livro que resgata toda essa trajetória está sendo projetado pelo talento do arquiteto e mestrando em Patrimônio, Alex Scherer.

Particularmente, devo muito ao nosso hospital e seus profissionais. E espero que possa essa instituição ter vida longa, para proteger as nossas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Armandinho Ribas

POR

Armandinho Ribas

Inteligência artificial e outras modernices Anterior

Inteligência artificial e outras modernices

A galinha, a formiga e o Gato de Botas Próximo

A galinha, a formiga e o Gato de Botas